Neste espaço, você tem acesso a ferramentas que possibilitam consultar e acessar dados em tabelas, gráficos e mapas interativos.

Os dados do Observatório são atualizados de modo semi-automático por meio do acesso a informações de diferentes instituições. É importante destacar que os dados originais, produzidos pelas instituições participantes, não são alterados e podem manter seu formato de origem. Esse procedimento descreve a construção do Armazém de Geodados em Saúde e Clima, que simplifica a utilização de ferramentas de análise para usuários como gestores, acadêmicos e membros da sociedade civil.

Toda tecnologia usada no desenvolvimento do Observatório é baseada em padrões abertos de mercado (OGC). Além disso, todos os componentes utilizados são componentes de software livre. Todos os códigos fonte estão disponíveis, assim como a documentação do sistema para quem solicitar*.

 


*Nota técnica: O Observatório faz uso dos padrões abertos WFS e WMS para acesso aos dados que serão disponibilizados para os usuários. Esta integração é feita de maneira dinâmica, sendo os dados recuperados dos servidores remotos apenas no momento da requisição dos mesmos. Essa filosofia de não replicação dos dados garante que os resultados retornados pelo Observatório estarão sempre atualizados, minimizando a necessidade de manutenção e sincronia das informações.

Servidores de dados que já fornecem informações nos padrões WFS e WMS podem ser integrados ao Observatório de maneira imediata. Os demais dependem da criação de um adaptador que converte dinamicamente os dados originais para os padrões OGC.