O infarto agudo do miocárdio (IAM), também conhecido como ataque cardíaco ou apenas infarto, é a condição patológica emergencial resultante da deficiência de irrigação sanguínea em determinadas áreas do tecido muscular do coração. A iminente falta de sangue ou isquemia1 provoca dor intensa e imediata e a falta de oxigênio causa a morte gradual dos tecidos que depois de algumas horas pode se tornar irreversível.

Influência do clima no comportamento do infarto agudo do miocárdio

Entre os diferentes parâmetros meteorológicos, as variações de temperatura têm sido relacionadas à incidência de infarto agudo do miocárdio. Não apenas a temperatura extrema (frio e calor), mas também a variabilidade na temperatura pode desencadear a doença. Em geral, os registros de morte relacionados à temperatura demonstraram ser muito mais atribuíveis ao inverno, quando comparados ao clima quente. Em razão da relação inversa entre temperatura e infarto agudo do miocárdio, com o aumento da temperatura poderia ocorrer uma redução nos dias frios e, consequentemente, uma queda na incidência dessa doença. Por outro lado, o aumento esperado de dias extremamente quentes poderia refletir em um incremento de mortes e internações por IAM.

Glossário
1- Isquemia - 1. Med. Insuficiência de irrigação sanguinea devida a obstrução arterial ou vasoconstrição (isquemia cerebral). Fonte: Dicionário Caldas Aulete

Fonte: Análise de Situação de Clima e Saúde - Módulos 1 e 2