A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Contudo, de acordo com a diversidade antigênica1 de seu agente etiológico2, essa doença pode se apresentar de forma mais ou menos grave.

Influência do clima no comportamento da influenza

O aquecimento do planeta certamente deve provocar alteração no comportamento migratório de aves, o que pode provocar a disseminação de agentes patogênicos3, aceleração na mutação genética e, consequentemente, contágio em populações vulneráveis. Considerando apenas o contexto do aquecimento global, estudos apontam que a mortalidade no inverno em áreas mais frias deve diminuir e problemas em períodos de verão devem se acentuar. Entretanto, o aquecimento global deve provocar eventos climáticos extremos em maior frequência e intensidade, como ondas de frio mais intensas e, consequentemente, o adoecimento de populações mais vulneráveis, como em episódios ocorridos em 2012 na Europa. 

Glossário
1- Antigênica - Relativa a antígeno, que é uma substância que provoca a formação de um anticorpo específico. Fonte: Dicionário Priberam.
2- Etiológico - 1. Ref. a etiologia; que estuda a causa de algo: Os fatores etiológicos da gripe. Fonte: Dicionário Caldas Aulete. 
3- Patogênico - 2. Que causa ou é capaz de causar doenças. Fonte: Dicionário Caldas Aulete. 

Fonte: Análise de Situação de Clima e Saúde - Módulos 1 e 2