A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença caracterizada pela limitação crônica do fluxo aéreo em razão de alterações fisiopatológicas1 nos tecidos pulmonares. Essa obstrução do fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos. Estima-se que a DPOC afeta mais de 200 milhões de pessoas, sendo que 65 milhões sofrem das condições moderada a grave, e cerca de três milhões morrem por ano, tornando–se a terceira causa de morte em nível mundial; e os números estão aumentando a cada ano.

Influência do clima no comportamento da doença pulmonar obstrutiva crônica
As mudanças nos parâmetros meteorológicos aumentam substancialmente a morbidade2 e a mortalidade respiratória em pacientes adultos e idosos com doenças pulmonares crônicas comuns, como a DPOC. Durante eventos extremos, como as ondas de calor, as pessoas com doenças pulmonares obstrutivas podem até morrer algumas semanas antes do esperado. Por outro lado, em eventos de extremo frio, há um aumento de infecções respiratórias, especialmente, em pacientes com DPOC.

Glossário
1- Fisiopatológicas - Referentes à Fisiopatologia, que é o estudo dos fenômenos que provocam alterações no organismo, com a finalidade de descobrir os processos de formação das doenças e desvendar suas origens. Fonte: Dicionário Caldas Aulete. 
2- Morbidade - Relação entre o número de casos de enfermidade e o número de habitantes em dado lugar e momento, ou relação entre sãos e doentes. Fonte: Dicionário Priberam. 

Fonte: Análise de Situação de Clima e Saúde - Módulos 1 e 2