Dengue
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus do qual são conhecidos quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas oligossintomáticas1 até quadros graves, podendo evoluir para a morte. No Brasil, o padrão epidemiológico2 tem variado ao longo dos anos. Inicialmente, casos de dengue ocorriam, principalmente, em adultos jovens. Entre 2007 e 2009, observou-se um aumento das formas graves, atingindo, principalmente, crianças.
Influência do clima no comportamento da dengue
A dengue é extremamente afetada pelo clima e isso fica evidente na manifestação sazonal3 da doença, sobretudo em períodos de verão. Entretanto, outras variáveis contextuais e biológicas são necessárias para a manifestação do agravo4 nas populações. Dentre as variáveis biológicas, destaca-se a presença de populações vulneráveis ao sorotipo circulante; dentre as variáveis contextuais, destaca-se o espaço geográfico no qual essa população está inserida e suas condições ambientais e de vida.
Glossário
1- Oligossintomática - Sinônimo de: incaracterística, atípica, incomum, diferente, inusual, inabitual, anômala, invulgar, rara. Fonte: https://www.sinonimos.com.br/
2- Epidemiológico - Estudo das epidemias em seus sintomas, causas, etc. Fonte: Dicionário Priberam.
3- Sazonal - Ref. a uma estação ou época (fenômeno sazonal); estacional. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.
4- Agravo - Aumento da intensidade ou gravidade de um mal, de doença ou sintoma; agravamento. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.
Fontes: Análise de Situação de Clima e Saúde - Módulos 1 e 2