Trilha de navegação
Semana de Comunicação 2024 - Comunicando o Futuro: Juntos pela Sustentabilidade
Com foco no papel essencial da comunicação na promoção de um futuro mais sustentável, a Faculdade de Comunicação Social (FCS) da UERJ realizou a Semana de Comunicação 2024 com o tema “Comunicando o Futuro: Juntos pela Sustentabilidade”. A coordenadora do Observatório de Clima e Saúde, Renata Gracie, foi uma das convidadas da mesa "Comunicação e Mudanças Climáticas", que contou ainda com Luciane Coutinho, fundadora do LivMundi. A Semana acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro. Acompanhe as atividades pelo Instagram oficial do evento.
Análise do Impacto das Ondas de Calor na Saúde, Monitoramento e Alertas
Diego Xavier, coordenador do Observatório de Clima e Saúde, representou a Fiocruz na oficina "Análise do Impacto das Ondas de Calor na Saúde, Monitoramento e Alertas", realizada em Brasília nos dias 2 e 3 de dezembro. A atividade teve como objetivo discutir metodologias e estratégias para monitorar e mitigar os impactos das ondas de calor na saúde. O evento contou com a participação de especialistas da UnB, UFRJ, INMET, Ministério da Saúde, OPAS e IRD, reforçando a importância de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos na saúde pública.
Diálogos sobre Trabalho e Clima: Caminhos para o Futuro
O evento “Diálogos sobre Trabalho e Clima: Caminhos para o Futuro", promovido pelo DIEESE, ClimaInfo e Aurora Lab, aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em São Paulo. O coordenador do Observatório de Clima e Saúde, Diego Xavier, participou do painel "Trabalhadores na linha de frente da emergência climática: os desafios de quem trabalha prestando assistência em eventos extremos", ao lado de representantes do Siemaco Guarulhos e Defesa Civil. O debate teve mediação de Giovana Girardi, da Agência Pública. As fotos são de Paulo Pereira/Teia Documenta. Acompanhe a cobertura aqui.
Observatório no G20 Social
Entre os dias 14 e 16 de novembro, o Rio de Janeiro recebeu a Cúpula Social do G20, onde a sociedade civil debateu propostas para contribuir aos processos decisórios do G20. Diversos espaços promoveram discussões sobre temas como combate à fome, pobreza e desigualdade, sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa, e reforma da governança global.
O Observatório de Clima e Saúde, esteve presente em duas delas: no dia 14, Christovam Barcellos, mediou o painel “Clima e Saúde – Inteligência epidemiológica para resiliência das cidades e proteção à saúde nas emergências de saúde pública", que reuniu Gislani Mateus, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Alexander Rosewell, coordenador de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS/OMS, e Marcus Belchior Corrêa Bento, chefe executivo de Resiliência e Operações.
Já no dia 15, Renata Gracie participou do painel "O Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde e os desafios da participação social na articulação entre redes territoriais e digitais", onde abordou o Mapa MovSaúde, em uma mesa que contou com a participação da ministra Nísia Trindade, do diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS/Fiocruz), Hermano de Castro, e a assessora especial de participação social e diversidade do Ministério da Saúde, Lucia Souto.
Fotos: Divulgação e Walterson Rosa/MS