Trilha de navegação
Expedição do projeto Harmonize no Pará
O projeto Harmonize Brazil realizou uma nova expedição nas cidades de Mocajuba e Cametá, no Pará, entre os dias 16 e 28 de setembro. Pesquisadores da Fiocruz, INPE e Barcelona Supercomputing, Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA), integrantes do projeto, com o apoio de órgãos locais de saúde e meio ambiente, realizaram diversas ações, como coleta de vetores, oficina de cartografia participativa e entrevistas com moradores foram algumas das atividades realizadas. Um dos objetivos foi mapear e identificar áreas vulneráveis ao aumento de doenças associadas às mudanças climáticas. O projeto é financiado pela Wellcome Trust e a atividade contou com a presença da Dra Rachel Lowe, PI do projeto. Leia a cobertura aqui.
Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS)
O Observatório de Clima e Saúde esteve presente no Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS), realizado em Paraty/RJ, entre os dias 9 e 15/9. A coordenadora do Observatório, Renata Gracie, participou das mesas "Emergências sanitárias, socioambientais e tecnológicas: mudanças climáticas e o futuro das comunidades tradicionais e comunidades periféricas urbanas" e "Mapa de Potencialidades da Periferia e o mapeamento dos territórios em situação de vulnerabilidade (Territórios em disputa: como a vida pode florescer aos genocídios contemporâneos?)", realizadas nos dias 11 e 12, respectivamente. A proposta do evento é "fortalecer as redes de solidariedade e cooperação entre diferentes culturas e nações em busca de um mundo mais justo, equitativo e sustentável”, além de colocar comunidades e povos tradicionais no centro das discussões climáticas globais, pensando na COP 30, que será realizada no Brasil em 2025. Saiba mais pelo site oficial do evento.
Saúde e Meio Ambiente na Amazônia: Papel dos pós-graduando nos desafios globais
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou, entre os dias 10/9 e 12/9, o V Encontro de Pós-Graduação da instituição. Com o tema “Saúde e Meio Ambiente na Amazônia: Papel dos pós-graduando nos desafios globais”, o encontro se propôs a discutir e divulgar avanços nas pesquisas científicas realizadas pelos pós-graduandos do ILMD/Fiocruz Amazônia, promovendo maior integração entre docentes e discentes, incluindo alunos de Iniciação Científica. Diego Ricardo Xavier, coordenador do Observatório de Clima e Saúde (Icict/Fiocruz), apresentou a palestra magna do evento, que teve como tema “Ocupação da Amazônia, mudanças climáticas e impactos na Saúde: Desafios, Alternativas e Atendimento em Saúde”. Leia mais informações.
Seminário Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro
Em comemoração aos 15 anos do Observatório, o seminário Clima e Saúde: Olhares no Presente em Direção ao Futuro reuniu pesquisadores e parceiros nacionais e internacionais para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde. O evento, realizado em 28 de agosto de 2024, refletiu sobre as conquistas do Observatório até o momento e, coletivamente, buscou construir estratégias para reduzir os impactos das mudanças climáticas na saúde, especialmente nas populações mais vulneráveis.
Fotos de Raquel Portugal (Icict/Fiocruz)