Exibindo 1 - 10 de 22
Elizabeth Rangel
A pesquisadora estuda a relação entre mudanças climáticas e leishmanioses. Seus estudos mostram expansão dos vetores e da doença até 2050 devido ao aquecimento global. Utilizando metodologias avançadas, identifica fatores que aumentam a densidade de vetores. Propõe investimentos em estudos de campo e cooperação entre os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente para enfrentar os desafios. Veja a entrevista completa para mais detalhes.
Cenários de impacto para direcionamento de intervenções na crise da Terra Indígena Yanomami. Uma abordagem das geotecnologias
A nota técnica apresenta o trabalho do grupo Geo-Yanomami, que utiliza geotecnologias para coletar e analisar dados territoriais sobre a situação de saúde no Território Indígena Yanomami. O objetivo é direcionar intervenções e políticas públicas para enfrentar a crise que afeta a saúde dos Yanomamis. Os principais cenários de impacto identificados incluem desmatamento e mineração ilegal, deslocamento populacional, acesso limitado a serviços de saúde, propagação de doenças infecciosas e impacto nas atividades tradicionais.
Profissionais do Ministério da Saúde (MS), da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) e da Fiocruz constatam altos índices de internações e aumento de focos de incêndio Por Assessoria de Comunicação do Icict da Fiocruz, 13/04/2023
Imagem de crianças que integra a programação visual da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030
Fonte: CTIC/Icict - Por: Renata Augusta
Pesquisador Christovam Barcellos fala em entrevista coletiva sobre Brumadinho
Entrevista: Christovam Barcellos Consequências a curto, médio e longo prazo do desastre da companhia Vale, em Brumadinho, são o principal foco da entrevista coletiva concedida pelo pesquisador Christovam Barcellos no dia 5 de fevereiro, durante evento sobre o tema organizado pela Ensp, Icict e Presidência da Fiocruz com o apoio do IOC e realizado no Campus Manguinhos. Barcellos, que é vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico e coordenador do Observatório Nacional de Clima e Saúde (ambos do Icict), também aborda os desastres: da Samarco, em Mariana; de Santa Catarina, em 2008; e de Fukujima, no Japão, depois do tsunami.   
Imagem do pesquisador Carlos Machado ladeado pela presidente Nísia Trindade e pelo pesquisador Guilherme Franco Netto
Entrevista: Carlos Machado de Freitas Carlos Machado de Freitas é pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergência de Desastres em Saúde (Cepedes/Ensp/Fiocruz) Por: Renata Augusta (CTIC/Icict) 
Pesquisador Diego Xavier em coletiva para a imprensa aborda desastre em Brumadinho
Por Graça Portela, 06/02/2019 (site do Icict) Pesquisadores do Observatório de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, apresentaram no dia 05/02, durante o evento "Desastre da Vale S. A. em Brumadinho - Impactos sobre a Saúde e desafios para a Gestão de Riscos", um relatório intitulado Avaliação dos impactos sobre a saúde do desastre da mineração da Vale (Brumadinho, MG), que foi distribuído à imprensa.
Debatedores no Encontro Internacional sobre Clima e Saúde
O pesquisador Christovam Barcellos, coordenador do Observatório de Clima e Saúde, ressaltou que a saúde é uma mediadora entre clima e sociedade.  "Apontado como a maior oportunidade do século XXI , o debate em torno da relação entre mudanças climáticas e saúde permite mostrar como a vida de todos é impactada pelo fenômeno do aquecimento global. Essa foi a tônica do Encontro Internacional sobre Clima e Saúde, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a Embaixada da Alemanha em Brasília no dia 13 de setembro de 2018.