Exibindo 1 - 10 de 36
Representantes de ministérios e instituições que debatem saúde e periferias se reuniram na Fiocruz Brasília para a instalação do Grupo de Trabalho Técnico em Saúde dos Territórios de Periferias (GTT).
Produzido pela COC para a SNCT, a atividade parte de informações do Observatório de Clima e Saúde para contar a história dos biomas do Brasil
Parceria entre instituições alia Ciência ao conhecimento tradicional em busca de soluções para o território.
Alan Dangour, diretor de Clima e Saúde do Wellcome Trust, visitou a Fiocruz, na última terça-feira (29), e conheceu alguns dos resultados do apoio da iniciativa à Fundação.
O acesso a dados harmonizados é essencial para oferecer respostas rápidas, evitar a sobrecarga do sistema de saúde – algo que ocorre com frequência – e prevenir que o número de afetados continue a crescer
As cidades de Mocajuba e Cametá concentraram as ações realizadas por pesquisadores da Fiocruz, INPE, Barcelona Supercomputing, Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA), com o apoio de órgãos locais de saúde e meio ambiente. Drones captaram imagens locais, permitindo uma análise mais precisa da relação entre ambiente e saúde local, além de apoiar oficinas de cartografia participativa com gestores e estudantes.
Lançado em 2024 e disponível gratuitamente, o livro foi produzido a partir da experiência de três anos de execução da formação com foco nas queimadas e incêndios florestais. Essa análise tem como missão auxiliar na tomada de decisões mais acertadas, diminuindo riscos e mobilizando recursos e meios para a redução dos impactos na saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) realizam, nesta terça (9) e quarta-feira (10), em Genebra, o encontro “Monitoramento e Sistemas de Alerta de Riscos para a Saúde Relacionados ao Clima”. A atividade reúne pesquisadores, especialistas e representantes de Estados-membros para discutir experiências locais e inovações que podem ser replicadas em diferentes contextos ao redor do mundo.
Informação, comunicação e cooperação. Estas foram algumas das palavras mais repetidas ao longo do seminário que marcou os 15 anos do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz), ocorrido na quarta-feira (28/8), no Rio de Janeiro. Diante de um cenário em que as mudanças climáticas são consideradas uma das maiores ameaças à saúde humana, o trabalho do Observatório foi celebrado por parceiros nacionais e internacionais no evento, que teve como tema "Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro".
Com o tema "Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro", o evento reunirá pesquisadores e especialistas, tanto nacionais como internacionais, para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde. Inscreva-se!