Manaus e as doenças relacionadas à água

Manaus tem aumentado gradativamente sua participação na vida nacional, tanto do ponto de vista econômico quanto demográfico. Mas, ao contrário de outras metrópoles, não está interligada a outras cidades de médio porte ou a grandes redes de suprimento de energia, alimentos e água. Essa característica torna Manaus singular no mundo. 

A cidade se tornou subordinada a localidades vizinhas, que fornecem itens fundamentais para a sobrevivência de seus habitantes. Nesse cenário, constatam-se o alto custo e a lentidão tanto do fluxo de mercadorias como da circulação de pessoas, além da dependência da rede de rios da região. Assim, qualquer evento climático que suspenda o abastecimento ou interrompa as cadeias de suprimento da cidade pode produzir uma crise de grandes proporções no setor saúde. 

 
A cidade não pode ser vista isoladamente, mas como parte de um sistema socioambiental que abrange toda a bacia amazônica. 

As crises sociais e ambientais ocorridas na Amazônia Ocidental são sentidas, particularmente, em Manaus, que tem atraído migrantes da região, de outras partes do Brasil e da América Latina. Na maioria das vezes, essa população recorre à cidade no caso de conflitos étnicos, ambientais e conjunturas econômicas desfavoráveis.    

 












 

Glossário

  • 1- Zona de Convergência Intertropical
    A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera. A ZCIT é o principal sistema de produção de chuvas do semiárido do Nordeste brasileiro. Fonte: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistamseu/article/view/230721/0
  • 2- El Niño/Oscilação Sul
    É um fenômeno meteorológico de escala global. Caracterizado pela interação oceano-atmosfera. Afeta a circulação geral da atmosfera. Provoca variações na temperatura e na precipitação em diversas regiões do globo. Formado por duas componentes: oceânica e atmosférica. Componente oceânica – El Niño (La Niña): aquecimento (resfriamento) anômalo das águas superficiais e subsuperficiais do oceano Pacífico Tropical. Componente atmosférica – Oscilação Sul (OS): flutuações de pressão invertidas entre o Pacífico leste e oeste. Fontes: Usp, IAG e Incline. http://www.dca.iag.usp.br/material/omassamb/clima/aula7_ENSO_2017.pdf
Perguntas e respostas
Tire as suas dúvidas
Máquina fotográfica com uma lente teleobjetiva
A nossa participação em eventos por todo o país
Mapa do Brasil com apenas os estados do norte
Chuva, doenças e saneamento inadequado