A população já sente as mudanças no dia a dia e o projeto Harmonize procurar aliar a ciência ao conhecimento tradicional em busca de soluções para o território. A iniciativa reúne uma equipe interdisciplinar de diversas instituições, liderada pelo Observatório de Clima e Saúde (Icict/Fiocruz) e pelo INPE, com o objetivo de integrar dados climáticos, ambientais, socioeconômicos e de saúde para calibrar modelos de observação da Terra e analisar a transmissão de doenças em áreas sujeitas a mudanças climáticas. Saiba mais sobre a ação nesta cobertura.
O seminário "Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro" marcou os 15 anos de atuação do Observatório de Clima e Saúde. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 2024, e reuniu especialistas e pesquisadores do Brasil e outros países para debater estratégias de redução dos impactos das mudanças climáticas.
O pesquisador Christovam Barcellos participa da Conferência Internacional do INCT para Mudanças Climáticas, rede que abrange grupos de pesquisa de todas as regiões do Brasil e de países como Uruguai, EUA e Japão. Considerada a maior rede de pesquisas ambientais do nosso país, ela criou os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Barcellos é vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Icict/Fiocruz e um dos fundadores do Observatório de Clima e Saúde. O vídeo tem veiculação nas redes sociais da Fiocruz e foi produzido pela Agência Sapiens Comunicação e Multimídia.