O Observatório de Clima e Saúde integra bases de dados de instituições nacionais como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/SGB), o Ministério da Saúde com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e com o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com o Relatório de Avaliação de Danos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (AVADAN). Além destes, integra o de instituições internacionais como o Climate Change Service (Copernicus), o International Research Institute for Climate and Society (IRI), o National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).
O Observatório reúne também bancos de dados de instituições de ensino e pesquisa, visando impulsionar estudos acadêmicos e inovações tecnológicas nas áreas de clima e saúde.
Essa plataforma permite a consulta compartilhada às informações e à produção de conhecimentos sobre o assunto:
1) Dados ambientais - Fontes: ANA, CPRM/SGB, IBGE (Censos - SIDRA - PEVS), INPE (Projeto PRODES - BD Queimadas - DETER - TerraClass) e Ministério da Saúde (SISAGUA).
2) Dados climáticos - Fontes: NOAA, Copernicus, INMET, INPE (CPTEC/DAS - ETA15), IRI e NASA.
3) Informações de Saúde - Fontes: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (AVADAN), Ministério da Saúde (DATASUS com CNES - SIH - SIM - SINAN - SIVEP-Malaria) e IBGE (Atlas de Saneamento do Brasil).
4) Dados socioeconômicos - Fontes: IBGE (Censos e PNSB - Pesquisa Nacional de Saneamento Básico).