O Observatório de Clima e Saúde esteve no Chile, em janeiro, para apresentar os primeiros resultados do projeto de implementação de um observatório chileno na área. Heglaucio Barros, representante do Observatório brasileiro e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, apresentou um mapa com informações climáticas e de agravos relacionados às mudanças do clima.
"Já alcançamos mais de 37 indicadores de clima e saúde chilenos. Esse trabalho conta com um SIGweb - plataforma que permite o armazenamento, organização e análise de dados geográficos - com mapas, gráficos, informações socioeconômicas e determinantes de saúde", conta Heglaucio.
A atividade integrou a Missão Técnica em Santiago, realizada de 27 a 31 de janeiro pela Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA) do Ministério da Saúde brasileiro. O objetivo foi discutir in loco a agenda de cooperação técnica entre Brasil e Chile, firmada em novembro de 2023.
Leia mais sobre o acordo de cooperação técnica entre Brasil e Chile
Para Heglaucio, os resultados demonstram o sucesso da colaboração bilateral. “Os próximos passos são aprimorar o número de indicadores climáticos e de saúde e criar novas ferramentas dentro do sistema que já conseguimos desenvolver”, afirma.