Trata-se de uma infecção produzida por parasito (trematódeo digenético). No Brasil é encontrado o Schistosoma mansoni, da família Schistosomatidae. A doença possui baixa letalidade e as principais causas de morte estão relacionadas às formas clínicas graves. No período de 2009 a 2013, houve uma média de 294 internações e 490 mortes no país. 

Os hospedeiros1 intermediários no Brasil são os caramujos do gênero Biomphalaria: B. glabrata, B. tenagophila e B. straminea. Para que ocorra o contágio do Schistosoma mansoni no homem - principal reservatório -, os ovos são eliminados pelas fezes do hospedeiro infectado (homem) na água, que eclodem, liberando uma larva ciliada, que infecta o caramujo. De quatro a seis semanas depois, abandonam o caramujo, na forma de cercária, ficando livres nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas pelas cercárias é a maneira pela qual o indivíduo adquire a esquistossomose.

Determinantes e condicionantes da esquistossomose
A distribuição da esquistossomose está associada à presença de alguns condicionantes ambientais, sociais e econômicos. Nos condicionantes ambientais, a presença do caramujo biomphalaria está condicionada à existência de pequenas coleções hídricas e pontos de água com pouca correnteza. A espécie do caramujo também apresenta influência na distribuição da esquistossomose.

Os condicionantes sociais e econômicos, quando associados aos ambientais, podem favorecer a transmissão da esquistossomose. A análise nas áreas de principal ocorrência da esquistossomose apontou como variáveis mais expressivas: as condições de renda, a baixa escolaridade, o acesso à água e a condições de esgotamento sanitário precário.

Determinantes socioeconômicos 
Baixa escolaridade
Ausência de saneamento (domicílios sem banheiro e caixa de esgoto doméstico, abastecimento de água, drenagem, limpeza e retificação de margens de coleções hídricas etc.)
Serviços de saúde
Aspectos socioculturais
Pobreza
Obras de Transposição (Rio São Francisco)

Determinantes Ambientais
Espécie do caramujo biomphalária
Pequenas Coleções hídricas (rios, pequenas valas, lagoas e até pequenas poças)
Áreas rurais
Pontos de água parada ou com pouca correnteza (esgoto a céu aberto, valas com água doméstica servida)
Inundação, enxurrada em áreas endêmicas2

O clima e a esquistossomose
Situações de inundação podem ocasionar o transbordamento de lagoas com a presença do caramujo, contaminando outras fontes de água e proporcionando o contato do agente etiológico3 da esquistossomose com o hospedeiro humano (Silva et al, 2006). O vetor4 apresenta um comportamento sazonal5 determinado e geralmente associado a períodos de maior pluviosidade, quando os criadouros apresentam melhor situação para reprodução do vetor e contágio pelo parasita. Os padrões de chuva podem influenciar diretamente a manutenção de fatores como temperatura e salinidade, relacionados com locais de reprodução, proporcionando condições ideais para a sua instalação, sobrevivência e reprodução.

Distribuição da Biomphalaria

A distribuição da B. glabrata está amplamente distribuída em dezesseis estados e está quase sempre associada à ocorrência de casos da doença. A B. straminea são habitantes de coleções hídricas permanentes e temporárias, estando mais ajustados ao clima seco do Nordeste e é encontrada em todo o território brasileiro, exceto no Amapá e Rondônia. Já a distribuição da B. tenagophila foi identificada em dez estados brasileiros, além do Distrito Federal e é responsável pela transmissão no Sudeste e Sul do país.

Glossário
1- Hospedeiro - 2. Biol. Diz-se de organismo que acolhe ou nutre outro: Os carrapatos espalharam-se e os animais hospedeiros sofreram muito. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.
2- Endêmico - Relativo à endemia, doença infecciosa que ocorre frequentemente em certas regiões e/ou populações. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.
3- Agente etiológico - 2- Etiológico - 1. Ref. a etiologia; que estuda a causa de algo: Os fatores etiológicos da gripe. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.
4- Vetor- 1. Biol. Ser vivo que pode transmitir parasitas, bactérias ou vírus a outro: Mosquitos são vetores de vários tipos de vírus. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.
5- Sazonal - Referente a uma estação ou época. Fonte: Dicionário Caldas Aulete.

Fonte: Análise de Situação de Clima e Saúde - Módulos 1 e 2