Fiocruz estabelece acordo internacional para monitorar a malária

Início do conteúdo
Fiocruz estabelece acordo internacional para monitorar a malária

A Fiocruz estabeleceu um acordo com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França) e a Universidade de Brasília (UnB) visando criar um Laboratório Misto Internacional (LMI) que vai promover o intercâmbio de experiências, metodologias e tecnologias voltadas para o monitoramento de doenças transmitidas por vetores na Amazônia. Esse laboratório vai, inicialmente, acompanhar a situação epidemiológica da malária na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. Mas já existem iniciativas para ampliar este espectro para outras doenças como a dengue, zika e chikungunya, bem como implantar outro sítio sentinela (ou área de vigilância) na fronteira entre o estado do Amazonas, a Colômbia e o Peru.

O projeto Sentinela (Observatório transfronteiriço do Meio Ambiente, do Clima e das Doenças Vetoriais) será lançado no dia 24 de setembro de 2018, às 9 horas, no auditório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). 

O LMI Sentinela é coordenado por Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz), Emmanuel Roux, (IRD/Espace-DEV) e Helen Gurgel (Lagas/GEA/UnB); reúne pesquisadores, engenheiros e estudantes das três instituições e de laboratórios parceiros e se insere em uma rede de cooperação pluridisciplinar e internacional. 

O projeto tem como objetivo principal criar sítios sentinela em regiões de fronteira, associados ao Observatório de Clima e Saúde (Icict/Fiocruz), para o monitoramento de doenças transmitidas por vetores e processos ambientais, climáticos e demográficos relacionados, além de capacitar estudantes e profissionais nessa área. 

O evento será uma oportunidade para se divulgar as atividades em curso do LMI Sentinela, bem como identificar potenciais parcerias com outras áreas na Fiocruz. Outros seminários de lançamento acontecem nas três instituições, tendo ocorrido em julho passado em Montpellier (França) e está previsto para a UnB em 25 de setembro. 

Serviço

Seminário de Lançamento do Laboratório Misto Internacional "Sentinela" (IRD, Fiocruz, UnB) 
Data: 24 de setembro de 2018
Horário: 9h às 12h 
Local: Auditório do ICICT – Sala Multimidia – 2º andar do prédio da Biblioteca de Manguinhos