Definição
Percentual da população residente atendida, direta ou indiretamente, por serviço regular de coleta de lixo domiciliar, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Considera-se o atendimento: (i) direto, quando a coleta do lixo é realizada no domicílio, por empresa de limpeza urbana (pública ou particular); e (ii) indireta, quando o lixo é depositado em caçamba, tanque ou outro depósito, sendo posteriormente coletado por serviço ou empresa de limpeza urbana (pública ou privada).
Sugeridas
estado; município
Cálculo
Numerador: população residente atendida, direta ou indiretamente, por serviço regular de coleta de lixo no domicílio. Denominador: população total residente em domicílios particulares permanentes. X 100
Fonte
Censo IBGE
Limitação
O indicador refere-se somente à disponibilidade de serviços regulares de coleta de lixo domiciliar, não incluindo as condições de funcionamento (frequência, assiduidade, volume transportado e destino final). A fonte usualmente utilizada para construir esse indicador (Pnad) não cobre a zona rural da região Norte (exceto Tocantins) e não permite desagregações dos dados por município.
Periodicidade
decenal
Temporal
A partir de 1991
Interpretação
Mede a cobertura populacional de serviços regulares de coleta domiciliar de lixo. Baixas coberturas favorecem a proliferação de doenças transmissíveis decorrentes de contaminação ambiental.
Tema
Doença ou agravo
Tipo de indicador