Definição
Percentual da população residente servida por rede geral de abastecimento, com ou sem canalização domiciliar, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Considera-se a cobertura de rede de abastecimento de água: (i) com canalização interna, quando o domicílio possui canalização em pelo menos um cômodo e a água utilizada for proveniente de rede geral de distribuição; e (ii) sem canalização, quando a água utilizada no domicílio for proveniente de rede geral de distribuição canalizada para o terreno ou propriedade onde está localizado o domicílio.
Sugeridas
estado; município
Cálculo
Numerador: população residente em domicílios particulares permanentes servidos por rede geral, com ou sem canalização interna. Denominador: população total residente em domicílios particulares permanentes. X 100
Fonte
Censo IBGE
Limitação
O indicador refere-se somente à disponibilidade de rede geral de abastecimento, não considerando o uso efetivo pela população. Não permite avaliar a quantidade per capita, a qualidade da água de abastecimento e a intermitência de fluxo. A fonte usualmente utilizada para construir esse indicador (Pnad) não cobre a zona rural da região Norte (exceto Tocantins) e não permite desagregações dos dados por município.
Periodicidade
decenal
Temporal
A partir de 1991
Interpretação
Mede a cobertura de serviços de abastecimento adequado de água à população, através de rede geral de distribuição. Baixas coberturas favorecem a proliferação de doenças transmissíveis decorrentes de contaminação ambiental.
Tema
Doença ou agravo
Tipo de indicador