A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa de transmissão vetorial1, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania. Os vetores da LT são insetos denominados flebotomíneos. A doença é, primariamente, uma infecção que afeta outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente. Classicamente, a doença se manifesta sob duas formas: leishmaniose cutânea e leishmaniose mucosa (3 a 5% dos casos). A leishmaniose tegumentar americana encontra-se entre as seis doenças infecto-parasitárias de maior importância no país.

Influência do clima no comportamento da doença

A temperatura e a umidade ideais para a atividade do vetor da leishmaniose está ao redor de 20°C e acima de 90%, respectivamente. Durante e após períodos intensos de chuva, a população do vetor tende a reduzir sensivelmente, possivelmente, devido ao impacto que as precipitações ocasionam nos criadouros da espécie.

Glossário

1- Vetorial - Referente a vetor, ser vivo que pode transmitir parasitas, bactérias ou vírus a outro: Mosquitos são vetores de vários tipos de vírus. Fonte: Dicionário Caldas Aulete. 

Fonte: Análise de Situação de Clima e Saúde - Módulos 1 e 2