Durante uma entrevista com Renata Gracie, coordenadora do Observatório de Clima e Saúde, sobre as mudanças climáticas e o impacto na saúde humana e em todos os biomas, um brilho saído do Pavilhão do Relógio chama a atenção da jornalista e cientista Amanda. A partir daí, ela embarca em uma aventura e conhece Oswaldo Cruz e outros pesquisadores dos diferentes biomas do Brasil. Mas esta história não acaba aí: a narrativa ganhou o formato de jogo para informar crianças e adolescentes sobre a relação entre biomas, alterações climáticas e saúde.
Apresentado ao público na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz, o jogo superou as expectativas, inclusive de Amanda Marcello, bolsista de vocação científica que inspirou a personagem principal e participou da elaboração da atividade. “Não imaginei que teria uma aceitação tão boa do público. Várias pessoas já vieram conversar comigo para elogiar o trabalho”, compartilhou a estudante, empolgada.
Para Renata, foi uma surpresa se ver na atividade desenvolvida pelo Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (COC). “Fiquei muito feliz em saber que o Observatório colaborou para contar essa história tão bacana. Além disso, esse jogo aproxima os jovens do debate sobre saúde e ambiente, permitindo que eles contribuam com essa discussão”, afirmou.
O projeto foi orientado por Cristiane d'Avila, jornalista do Serviço de Arquivo Histórico da COC, que teve a ideia de envolver mais pessoas na atividade. Além de contar com o apoio de profissionais da COC, a equipe do Núcleo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict) foi convidada para ficar responsável pelo design do projeto. Foi Venício Ribeiro, um dos ilustradores do Núcleo, que sugeriu a inclusão do Observatório no jogo.
“Como o tema da semana era biomas, e o Observatório é referência nacional para compreender o que está acontecendo hoje no clima e na saúde, no meio do processo surgiu a ideia de mencioná-lo e trazer o Icict para dentro da atividade", conta o ilustrador.
A sugestão foi prontamente acolhida pela jornalista e orientadora da atividade. "Eu achei o máximo! Amo fazer essas articulações e unir equipes multidisciplinares com pessoas motivadas e criativas; só pode dar certo!”, relata Cristiane.
Nova exposição e novas possibilidades
A iniciativa, que viaja ao passado para ajudar a explicar o presente, rendeu um convite para participar da SNCT em Brasília, onde poderá ser vista novamente entre os dias 6 e 8 de novembro. O convite partiu do Fórum de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC). Além desta atividade, outras três ações do Museu da Vida também serão exibidas.
Para Venício, a vontade da equipe que realizou o projeto é que o jogo extrapole as exposições e ganhe o mundo. Por ora, resta esperar o que o futuro reserva para a iniciativa — assim como Amanda, que ao ser questionada sobre o impacto da experiência em seus planos profissionais, revela: “Já pensei em ser cientista, jornalista, advogada... Seja qual for o caminho que o destino me oferecer, estarei feliz”. Para ela e para todos nós, as possibilidades estão apenas começando.
Amanda Marcello apresenta o jogo que ajudou a produzir
Renata Gracie com o quadro que dá início ao jogo e onde é retratada